Petrobrás - " O Petróleo é Nosso"

  A Petrobras, a maior petrolífera do Brasil, foi fundada em 1953, pelo presidente Getúlio Vargas (1882-1954). Uma empresa Estatal "pública"de petróleo. Sua criação estava ligada ao processo de desenvolvimento da industrialização brasileira. Com os lucros e interesse de investidores, a Empresa que era pública, em 1997 se tornou Empresa de Capital Misto.
O que isso tem a ver com o preço da gasolina?
Quando a Petrobrás era empresa pública suas atividades eram voltadas para a administração de recursos nacionais, com o objetivo de garantir que a população tivesse acesso a eles. Ao se tornar Empresa de Capital Misto, tanto o Estado como particulares,  reuniram recursos para a realização de uma finalidade, sempre de objetivo econômico. Importante destacar que uma empresa de economia mista fornece serviços públicos, mas como possui interesse privado, precisa gerar lucro e apresentar um desempenho financeiro satisfatório aos acionistas que investem seus recursos nela.
E onde entra o dolar na Petrobrás?
Desde 2016, a Petrobras adota a chamada Política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que vincula o preço do petróleo ao mercado internacional tendo como referência o preço do barril tipo brent, que é calculado em dólar.
Por que?
"A resposta é bem simples: somos numericamente autossuficientes, produzimos mais volume do que consumimos. Mas os produtos não são os mesmos.
Há diferentes tipos de óleo, e nossas refinarias não foram construídas com a capacidade de processar este óleo importado cotado em Dolar, que é mais leve, e não o nosso óleo próprio, que é mais pesado. O Brasil já era para ter este tipo de tecnologia, mas o histórico de corrupção na Petrobrás, e falha de investimento tecnológico inviabilizou este processo de refino. A Petrobrás sempre terá seus preços atrelados ao dolar por causa do seu regime Juridico adotado, que abre ações para investidores em todo mundo e produz uma commodity internacional; E como "O petróleo é nosso", nada mais justo, um debate sobre a criação de uma nova Empresa petrolífera aos moldes de 53, ligada ao processo de desenvolvimento interno,  trazendo estabilidade, aquecendo a economia e retirando todo esse peso que recai sobre o brasileiro que tem o direito de ter um produto de necessidade básica ao preço de sua moeda.

Wikipédia

investidorsardinha.r7.com
professor Paulo Couto, coordenador do LRAP (Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo), da Coppe/UFRJ e professor da Escola Politécnica da universidade.

Nenhum comentário: